quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

1982(6)

As opiniões de Carlos Alberto Parreira (Treinador da Selecção Brasileira nos Mundiais de 1994 e 2006) em 2005 demonstram que os seus ideais de conquista assentam em vários factores, que passam pelos talentos individuais, a garra, a vontade, o poder de marcação e a racionalidade. O importante é ganhar e não jogar – bonito. [1] Estas opiniões voltaram a ser partilhadas por Dunga, no Mundial de 2010, que mais uma vez crítica a Selecção de 1982, utilizando expressões em que realça a importância de ganhar em detrimento da espectacularidade do jogo.
Esta constante afirmação de mudança do futebol brasileiro, em sintonia com o futebol mundial demonstra que o futebol arte de 1982 está bem vivo na memória dos brasileiros e dos europeus, cujo renascimento desse estilo e por mais paradoxal e caricato parece ter reencarnado na filosofia de jogo do F.C. de Barcelona e da Selecção de Espanha no Mundial de 2010, ou seja no local onde foi “sepultado” há 28 anos, parecendo contrariar a frase do saudoso Duda Guennes “ Brasil 82, eterna saudade”.
Para terminar quero deixar registado, que depois de 82, a Selecção Brasileira, disputou as sete fases finais seguintes, conquistando dois títulos de Campeão Mundial (1994 e 2002). As selecções vencedoras praticaram um futebol menos ofensivo do que em 1982, mas continuaram a contar (este factor é muito importante) nesses dois Mundiais, com a classe pura de jogadores, como Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, herdeiros dos mais puros clássicos futebolistas brasileiros.
Este artigo, apoiada na bibliografia possível, mas bastante elucidativa, bem como na minha própria memória individual procurou demonstrar que o futebol não é apenas um jogo colectivo, mas também uma fonte onde as memórias colectivas se podem saciar. Expresso, como “remate final” e como justificação final deste tema que apesar da memória colectiva ser pródiga em manter e comemorar acontecimentos que enaltecem o grupo ou a sociedade, não deixa de ser relevante o facto de uma selecção derrotada ficar registada nas suas recordações, num misto de frustração e saudosismo.



[1] http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/1153/115316963008.pdf

5 comentários:

FERREIRA disse...

Saudações e feliz ano novo! Meu nome é João Ferreira! Sou consultor de Publicidade de Amarelas Internet. Gostaria que conhecesse o nosso Programa Mundial de Afiliados para Blogs! Você se inscreve gratuitamente, ganha um site pessoal, fatura e indica o Programa para seus conhecidos! Basta se cadastrar em www.amarelasinternet.com/folhacarioca
criar o seu site e incluir um link intitulado "Programa de Afiliados" no seu blog para os seus visitantes!
Obrigado!

Pred disse...

Como posso contactar o administrador do blog ?

FERREIRA disse...

O contato é feito basicamente através do e-mail:sytemann@gmail.com
Ou telefones: (código do país)02197243971 ou 2178717063
O contato também pode ser feito através do meu site pessoal:www.amarelasinternet.com/folhacarioca
na parte superior direita:"contata-me".
Obrigado

jose.pedro.mac disse...

Enviando um comentário par ao blog.

jose.pedro.mac disse...
Este comentário foi removido pelo autor.