segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A Fase do Futebol de Salão

Quando, em 1992/93, increvemos na 3ª divisão de Futebol de Salão, Zona Sul, a Sociedade Recreativa 9 de Abril, estava a ser a primeira equipa do Distrito de Évora, a aderir oficialmente ao Futebol de Pavilhão (Futebol de Salão). Orgulhamo-nos do facto de nos podermos considerar pioneiros, nesse aspecto.Passaram, entretanto, 18 anos e continuamos na nossa senda, agora com a versão de Futsal (que difere sobretudo do Futebol de Salão, no que toca à substituição da bola mais pequena e pesada, por uma bola maior e mais leve).
Fica um pequeno historial e breve descrição dos resultados obtidos, nesses primeiros anos.

Temporada de 1992/93 ( Seniores Masculinos)

Nesta época de arranque, a classificação do 9 de Abril, não foi a melhor, (11º), mas foi uma equipa que conseguiu evoluir e bater-se na 2ª volta com qualquer adversário. Perdemos 7 jogos no ultimo minuto, fruto do cansaço físico e da grande competitividade da prova. Mas, e apesar de tudo isso, é uma época que recordamos com nostalgia.
Virgilio, José Pedro, José Carlos, Babinha, Paulo Barros, João Rocha, Romeu, Artur, Manuel Alipio, António Ferreira, Luis Barreto e João Pedro, formavam a equipa.



Temporada de 1993/94 (Juvenis e Séniores Masculinos)

No verão de 1993 constituímos o MAC, (Mourão Atlético Clube), e participámos na 2ª divisão, pois a reestruturação dos quadros competitivos de Futebol de Salão, fruto da redução de equipas inscritas, eliminou uma divisão. No escalão sénior conseguimos o 10º lugar e ganhámos mais jogos que na época anterior. Equipas como o Piedense, Quimigal, Vale de Milhaços, passaram pelo nosso pavilhão.
No escalão de Juvenis alcançámos o 4º lugar.



Temporada de 1994-95 ( Iniciados, Juvenis e Séniores)

Os séniores, participaram mais uma vez no campeonato, classificando-se, mais uma vez, na 10 ª posição. Em contrapartida, os juvenis conseguem a enorme proeza de serem campeões distritais na Zona do Barreiro e Setubal. Os iniciados conseguiram um modesto 10 lugar.




Temporada de 1995/96 (Iniciados e Séniores)

A equipa Júnior passou a integrar os quadros séniores e formámos uma equipa bastante coesa. O oitavo lugar, foi o melhor resultado de sempre, (Zona de Lisboa, Setubal, Barreiro). Enquato isso, os iniciados alcançaram o 7 lugar.


Equipa de Seniores - 8º Lugar




Temporada de 1996/97 (Juvenis e Seniores)

No que toca aos séniores, este ano foi marcado pela primeira tentativa de fazer "alguma coisa pela modalidade". O Luis Papança esteve ligado a este lançamento e foi organizado um torneio oficioso. O MAC, foi o vencedor das duas provas (um campeonato e uma taça). Os Juvenis, conseguiram atingir o 5 lugar.




Temporada de 1997/98 ( Séniores)

Ainda sob a alçada do Futebol de Salão, foi criado o primeiro Distrital, ainda que bastante abrangente (Poceirão, Santo André, Sousel, Moura, Mourão e Estremoz). Ficámos no 2º lugar no Torneio de Abertura e acabámos por não conquistar este campeonato de uma forma ingloria, com a derrota em casa com o Estremoz e a derrota no ultimo minuto, da ultima jornada, no Poceirão.

[em construcção..]

Um comentário:

Anônimo disse...

foi com um enorme prazer k vesti essa camisola e defendi essas redes da baliza um bem haja e continuem assim pois estao bem
um abraço sergio gazua