domingo, 6 de fevereiro de 2011

A situação do futsal em Mourão

Este texto é pessoal, não tendo os restantes membros da Associação qualquer interferência no mesmo.

A questão resume-se a isto:

As pessoas ( pais, atletas, representantes da Entidades publicas do concelho (mas de todo o concelho, ) querem a continuação ou não da modalidade?

Estranham a questão ? Então leiam e anotem:


  1. No dia 2 de Dezembro de 2010 marcámos uma reunião com os pais dos atletas jovens(Benjamins, Traquinas ou o que lhe queiram chamar). Conseguimos entregar o processo completo na Associação no dia 3 de Fevereiro (o professor José Carlos deslocou-se em dois dias que por norma os mouranenses não se gostam de deslocar da sua terra (2 e 3 de Fevereiro), para que os jovens participassem no primeiro jogo. Deslocou-se por conta e custo próprio. Foram necessários 2 meses para concluirmos o processo, que se resume: 1 inspecção médica (o médico deslocou-se a Mourão), 1 fotografia, 3 cópia de documentos e uma ficha de inscrição assinada.
  2. Como sabem, os atletas quando treinam podem sofrer lesões. Para podermos accionar o seguro os atletas tem que estar devidamente inscritos, caso contrário as responsabilidades recaem sobre os Directores. Como tal, foi possivel fazermos um unico treino (não é para inventar desculpas pelo mau resultado, pois que para mim é o que menos interessa), serve apenas para dar realce ao ponto anterior.
  3. Ao solicitarmos 30 euros, por cada atleta Benjamim fizemo-lo, com uma base real (17 euros para a inspecção médica, 9 euros para a inscrição na AFE e 4 euros para as caneleiras). Não vou discutir o valor , mas era necessário (acabámos por colocar essa idéia de lado). Além disso temos que comprar bolas e graças ao apoio da Sociedade Artistica Mouranense, conseguimos obter (por empréstimo) os equipamentos.
  4. O apoio de 450 euros concedido pela Junta de Freguesia de Mourão este ano foi fundamental para mantermos a nossa actividade, mas necessitamos ainda de cerca de 500 euros para concluirmos a época.
  5. Não compreendo o alheamento das Juntas de Freguesia da Granja e da Luz (ou desconhecem que existem jovens das suas localidades a praticar desporto nesta associação). Será que é necessário um pedido formal ? É que já o fizemos há duas épocas e não vou aqui registar o resultado do mesmo, para não" lançar achas para a fogueira";
  6. No inicio desta época tinhamos um saldo de 212 euros. Recebemos da CM Mourão 1000 euros (relativos a exercicios anteriores e os mencionados 450 da Junta de Mourão). Manter duas equipas e uma das quais com um pé (ou pelo menos com grandes hipotses de sagrar campeã Distrital e de representar o nosso Distrito pela 2ª vez na Taça Nacional de Juvenis), começa a ser impossivel. Brevemente publicaremos as contas, para os caros leitores saberem como são consumidas as verbas;
  7. Estamos a precisar de apoio, não só a nível monetário, pois começa a ser dificil efectuar jogos neste pavilhão (e a nossa localidade, bem como o clube começa a ficar "mal no filme" inclusivé com multas que possivelmente nos vão ser aplicadas). Não vou entrar em detalhes neste espaço, mas deixo o alerta que muitas vezes, quando chegamos ao final dos jogos, o nosso estado de espirito já está um pouco arrasado por motivos extra jogo);
  8. Pessoal esta modalidade é facil de se manter (ao nivel das modalidades colectivas é das que tem um custo mais baixo, ainda conseguimos arranjar jovens) mas em Maio, vamos todos ter que falar e actuar, caso contrário (falo por mim), não tenho capacidades para continuar.

José Pedro Canete Pires

3 comentários:

Anônimo disse...

Isto não vem de agora. Há dois anos quando a equipa do MAC foi campeã distrital, conseguindo um título de renombre, poucas foram as vezes em que que "os supra-sumos" cá da vila apareceram naquele pavilhão, abrindo talvez excepção no jogo com o Sporting Clube de Portugal, vá-se lá saber porquê. Enfim, quando contada esta história até parece que é todos os anos que o MAC ganha alguma coisa. Aliás, até parece que é todos os anos que uma equipa em Mourão ganha um título. Fezlimente este a vitória pode-se vir a repetir. Ao vencer o campeonato não se está só a vencer as equipas do distritos. Está-se a marcar presença numa prova a nível nacional, onde participam os futuros craques da modalidade. Uma prova onde há equipas como Benfica, Sporting ou Porto. E no meio de todos estes bem conhecidos nomes aparece lá o Mourão. Eu quase que aposto que as outras equipas começam a querer saber onde é que isso fica.

O mínimo era dar um pouco mais de atenção a esta modalidade, nem que fosse em acto de respeito para com tudo o que o Sr Zé Pedro já fez por estes (e outros que cá passaram) rapazes.

Eu cá gostava muito de continuar a ver uma equipa de futsal na minha terra.

Anônimo disse...

eu assino por baixo.
Dário Canilhas

Anônimo disse...

Sr Zé Pedro devia ser recompensado por tudo o que tem feito por esta modalidade, e nao só. Mourao, como todos sabem só tem o futsal como actividade desportiva federada, e mesmo assim os apoios sao poucos, as vezes parece que custa dar dinheiro para o desenvolvimento do desporto em questão, alias, nao parece, custa mesmo. Com este tipo de atitude é quase impossivel continuar, e vao ver que daqui a uns anos nem futsal vao haver, e nao é porque algumas pessoas nao querem, é porque há má fé por parte de outros. Mas quem sou para estar a criticar. Mais uma vez elogio o Mister Zé pedro, tudo o que sei hoje (que ainda é pouco) no futsal o devo a ele, o mister fez me ver que o futsal nao é para os tais "brinca na areia", apesar de as vezes abusar na fintas, fez me ver que sozinho nao podia fazer nada, fez me acreditar que podia ser jogador, um jogador que podia andar la para cima. Por muitos treinadores que venha a ter, o Mister Zé pedro vai ser sempre o melhor, o que mais me marcou, um muito obrigado. Nao deixem o futsal acabar, em mourao há qualidade, tem é que ser explorada.
Dário Canilhas