quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mourão 3 - Monsaraz 0

Deus até pode ter criado o mundo, mas o futebol é, sem dúvida, uma invenção do homem. E no sábado passado o homem não faltou à grande festa que é o futebol. Mais de 200 pessoas marcaram presença no campo municipal para assistir ao - apelidado por muitos - grande derby.

O MAC recebia o Monsaraz. Ambas as equipas vinham de uma derrota. Nesta primeira fase, com 8 jornadas, todos os pontos são preciosos. Quer uma equipa quer a outra sabiam que duas derrotas seguidas podem comprometer as aspirações de qualquer um dos clubes.

Em suma, por mais factores que estivessem em jogo, sendo ou não derby, o objetivo de qualquer equipa era vencer. A rivalidade, saudável, diga-se, apenas serviu para apimentar o ambiente em torno do jogo.



Jogo esse que começou com ambas as equipas a explorem-se uma à outra. Nos primeiros minutos não houve lances dignos de registo. Desde os jogos passados, da nossa parte, notou-se uma enorme melhora no entrosamento defensivo. Não há dúvidas de que o Rui Santinha e o João Santinha, não esquecendo o Tiago Farias e o Ruben Gança, dão uma segurança notável ao nosso sector mais recuado. No meio campo, alinha o José Rocha, numa posição mais central, com o Luis Capucho, o Pedro Ferreira e o André Candeias a fazer a ligação entre os sectores mais recuados e o Gonçalo. Nos flancos, a velocidade do César e do Pedro foram sempre setas apontadas à baliza do Monsaraz. 

O primeiro golo da equipa de Mourão surge após um forcing do André Candeias na área contrária. Tentou o chapéu, o guarda redes do Monsaraz defendeu, a bola sobra para a entrada da área onde, de primeira, como mandam as regras, o Pedro Ferreira chutou sem hipótese para o GR adversário. Estava feito o 1-0.

O MAC foi sempre controlando o jogo e o Monsaraz nunca conseguiu criar perigo real. O jogo esteve sempre mais perto de pender para o 2-0 que para o 1-1. E foi o que aconteceu logo após o intervalo.

Depois de um grande passe do Rui Santinha, que encontrou o Gonçalo entre os centrais adversários, este não hesitou e, com um remate técnico, fez uma "chapelada" ao guarda redes adversário. O 2-0 veio a favor da corrente do jogo e trouxe total justiça ao resultado.
A vantagem fez o MAC soltar-se. A equipa ia ganhando confiança. Nunca jogada de pressão alta, o Jorge Quintas recuperou a bola, descobriu o José Rocha no espaço e, na cara do golo, este fez o 3-0. 

Até final o resultado podia ter sido mais avolumado, com claras oportunidades para o José Franco e o Jorge Quintas, não fosse o guarda redes do Monsaraz, que foi o elemento adversário a melhor nível, (talvez por ser de Mourão...), evitar por sucessivas ocasiões o 4º golo do MAC.

Contudo, o 3-0 é um resultado que elucida bem o que aconteceu. O MAC foi uma equipa segura a defender e efectiva a atacar. Estamos a progredir e queremos continuar. Na próxima semana há duelo entre 1º e 2º classificados, num jogo em que os Foros da Fonte Seca recebe o Mourão Atlético Clube. Para mais informações consultem a Classificação, os Resultados e o Calendário.


Mourão AC

João Santinha, César Zita (Rui Pardal), Tiago Farias, Rui Santinha, Pedro Carapêncio (Rui Carrilho), Ruben Gança, José Rocha, Pedro Ferreira (José Franco), André Candeias (Leandro Barreto), Luis Capucho, Gonçalo Lopes (Jorge Quintas)

Golos

Pedro Ferreira
Gonçalo Lopes
José Rocha 

Nenhum comentário: