domingo, 7 de junho de 2009

Sintese de uma epoca

Quando chegámos ao Verão de 2008, a nossa instituição, não tinha planos para a época que estava no horizonte. Existiam problemas monetários que nos impediam de manter a equipa sénior. A continuação do trabalho com a equipa de infantis, também não era possível( poucos atletas -7-, para além de terem optado pelo futebol de sete). Entre as indecisões de parar por uma época, ou tentar apostar noutro escalão, optámos pela 2ª. Equacionámos a hipotse de preparar uma equipa para o escalão iniciado, mas verificámos que o escalão juvenil era a aposta mais correcta( ainda que com um pouco mais de audácia, meios financeiros e organização, tinha sido possivel apostar nos dois escalões).



Em termos de objectivos, não tinhamos nenhum plano concebido, pois os nossos atletas não tinham participado em competições oficiais de futsal e desconheciamos o valor das outras equipas.



A participação no Torneio de Abertura, em que ficámos em 2º lugar, deixou-nos boas prespectivas para as outras provas. Todavia, a participação na Taça não foi de boa memória. Apesar destes dois desaires( jogámos mais que o suficiente, para que os resultados nos fossem favoráveis), construimos as nossas espectativas para conquistar o Campeonato, o que acabou por acontecer. Esta vitória, permitiu-nos atingir a fase Nacional, na qual e apesar dos resultados negativos, foi uma boa experiência para todos nós e conseguimos perceber o quanto esta equipa evoluiu em termos competitivos e de disciplina.



A equipa do MAC, foi constituida inicialmente por 12 jogadores( ainda que motivos de sáude, o Pedro Bessa, não fosse inscrito). Com o decorrer da competição increvemos mais 3 atletas, os quais por motivos que irei enumerar tiveram alguma dificuldade de integração.



Ruben, - GR ( juvenil de 2º ano) conseguiu evoluir bastante( a sua participação na 2ª volta na Taça Nacional foi brilhante e bastante elogiada), quando começou a treinar com mais assiduidade. O castigo de 2 jogos e um período de lesões,( a par de algumas ausências) não foram benéficos, para si nem para a equipa, mas quando conseguiu a estabilização, os resultados foram visiveis.

Nuno, GR( juvenil de 1º ano)teve bons períodos ( sobretudo no Torneio de Abertura) e outros menos conseguidos. É fundamental que se desiniba e que a nível do treino passe por um processo de maior intensidade, o que vai por certo acontecer na próxima época.


Dinis GR( iniciado), foi incrito com a época a decorrer, tendo jogado pouco. Na próxima época vai ter mais oportunidades.



Tiago Fixo( iniciado), foi uma das pedras basilares na defesa, ainda que tenha que controlar alguns "impetos". Evoluiu muito técnicamente e tácticamente mas tem possibilidades e potencialidades para evoluir mais . Tem que ter voz de comando, pois a sua posição assim o obriga e ser mais participativo nas tarefas ofensivas.

José Duarte Fixo-ala( iniciado), fez uma época em crescendo ( ainda que a lesão que o obrigou a parar cerca de 2 meses, tenha prejudicado a sua evolução) . Para atingir um nível superior é fundamental que o que faz ( bem ), seja feito a um ritmo superior. A próxima época será com certeza uma época de afirmação.

Ricardo, Fixo-ala( Juvenil de 2º ano) entrou tarde na equipa e denotou algumas dificuldades de adpatação táctica. É fundamental que efectue toda a época para evoluir e aproveitar as suas caracteristicas aguerridas.

Pedro Ferreira, Ala ( Juvenil de 1º ano) é um atleta com muitas potencialidades ( tanto ao nível do remate, como no drible e sobretudo no passe), mas tem que ser um jogador mais constante e consegue-o fácilmente se apresentar uma maior disponibilidade física . Foi um dos titulares absolutos e tem muita margem de progressão.

Carlos Fernandes, Ala- Pivot ( Juvenil de 2º ano), entrou na equipa na 2ª mão da eliminatória da Taça. O facto de ter efectuado apenas 4 treinos durante a época,( há justificação para tal) a par de uma lesão que o afectou, foram factores que prejudicaram o seu rendimento. Pode e tem capacidade para fazer mais ( mas sem treinar é dificil, porque á medida que se sobe de escalão, as exigências competitivas são superiores).



Fabio, ala/pivot / juvenil de 2 ano, é dos jogadores mais rápidos da equipa, mas tem que controlar a sua velocidade e adaptar-se mais tácticamente. A próxima época vai ser mais conseguida.



César, fixo e ala ( Juvenil de 2º ano), teve uma época irregular. Para atingir um nível de rendimento mais elevado, tem que aumentar o ritmo de jogo e ter uma atitude mais competitiva. As sua caracteristicas fisicas permitem-lhe atingir o que lhe é pedido.



Rui Pardal, Pivot ( Juvenil de 1º ano), é um jogador que supera algumas carencias técnicas , com um grande espirito de entrega. Evoluiu bastante( as lesões prejudicaram-no), ainda que tenha que treinar a parte técnica, com grande intensidade.



Rafael, Pivot ( Juvenil de 2º ano), fez uma época regular. Evoluiu bastante a nível táctico. Só tem que manter sempre o mesmo ritmo competitivo e utilizar a sua força nos despiques individuais.



João Ildefonso Pivot-ala( Iniciado), foi um dos grandes pilares desta equipa( pena que tivesse alguns problemas de saúde que o prejudicaram e lhe fizeram perder a forma, que acabou sempre por recuperar) . Foi o melhor marcador da equipa, apesar de não ter jogado 2 jogos durante a época. É dos jogadores mais jovens, mas dos mais promissores e mais fortes do plantel. Esperamos pela próxima época, para ver este jovem atleta, já num patamar mais elevado.


Dário, ala ( Juvenil de 2º ano), foi o melhor atleta da equipa e de todo o nosso Distrital. Na Taça Nacional, a sua enorme capacidade foi visivel ( tanto ofensivamente como defensivamente) aos olhos de treinadores das outras equipas.É um atleta em constante evolução, melhorando muito a nível tactico. Apesar de ter melhorado, o aspecto da troca de bola, tem que circular mais a bola com os colegas, para ser um jogador de eleição. Precisava de jogar numa equipa com mais projecção que a nossa ( o Sporting não era pedir demais, nem qualquer exagero da minha parte).

5 comentários:

Anônimo disse...

Exta xemana á treinu?

Anônimo disse...

se houver só na 5ª feira

Anônimo disse...

talvez na 5ª feira.

Anônimo disse...

Como é que é possivel ser este diserem que este gajo foi o melhor da distrital?
Este jogador ainda tem de evoluir muito de cabeça!nao tem cabeçinha nenhuma!
so com muito treino e muita sorte é que este rapaz vai para o sporting!

Anônimo disse...

ó anonimo das 20:17 tu deves ser da terra das bifanas pa dizeres isso. Olha que inveja é feia. Devias era tar calado